Quem Somos

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Espinhaço – CISAME – é pessoa jurídica de direito público interno, constituída na forma de autarquia interfederativa, do tipo associação pública, conforme a Lei 11.107/05, tendo como objeto a promoção, em conjunto, nos entes federados consorciados, de ações e serviços de saúde pública assistenciais, atenção às referências de diagnóstico e laboratoriais, atendimentos especializados e procedimentos médicos de média e alta complexidade, aquisição de insumos, entre outros serviços relacionados à saúde.

O CISAME foi criado em agosto de 2018, com sede em Conceição do Mato Dentro, por iniciativa de 3 (três) municípios de Minas Gerais, a saber: Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, com intuito de implantação de uma política pública de saúde integrada na região do Médio Espinhaço.

Atualmente presta aos municípios consorciados serviços de consultas e exames especializados de média e alta complexidade, bem como de cirurgias eletivas, sendo um importante instrumento para planejamento local e regional de saúde, possibilitando a racionalização e otimização dos recursos financeiros destinados à saúde da população dos entes consorciados.